domingo, 15 de julho de 2007

SALA DE LEITURA
UMA INVENÇÃO DO RAIMUNDINHO
Uma crônica de GAETANO GHERARDI

Oi!
Só podia ser uma idéia do Raimundinho, alias, uma grande novidade que poderá até vingar.
Epaminondas, o cientista político; Tonhão, o farmacêutico; Hildebrando, que continua seu protesto falando em siglas e naturalmente Julio César da Silva que transforma as siglas em linguagem inteligível; Annunziata e Malaquias; Domitila, a minha secretaria e o namorado dela, o Narciso; Pafuncio, que protesta sempre contra os impostos e finalmente Raimundinho, que dispensa apresentações e o Juca, o dono do Bar. Esqueci do Lírio, o garçom, que sempre dá um jeito de ficar por perto.
Hildebrando falou logo:
- E.D.S.S.T.D.
E o Julio César da Silva traduziu:
-“Eu entraria como sócio se tivesse dinheiro.”
Até aqui não disse ainda qual a idéia do Raimundinho que todos pareciam aprovar.
O Juca declarou:
- Acho até uma boa, excelente idéia, mas dependerá de muito investimento para dar certo.
Vamos então saber de que se trata?
Como num “tape”, voltamos ao Raimundinho falando. Certo? Certo!
- Existem centenas de “dicas”, sistemas, remédios, regimes e até cirurgias para emagrecer. Eu não quero discutir nenhuma das soluções propostas, apenas quero propor uma novidade absoluta que gostaria muito de comercializar.
O Epaminondas fez uma intervenção:
- Agora que estou tentando o caminho de administrador de empresas, lembre de mim, se der certo.
- Bem que você poderia ajudar. Vamos para a minha idéia, então?
Eu pensei numa solução para emagrecer muito interessante e sem duvida, absolutamente nova.
Malaquias apressou o Raimundinho:
- Fala logo, Raimundinho. Eu não sou gordo, mas sou curioso.
Raimundinho riu:
- Vocês nem vão acreditar que a idéia seja minha, mas garanto que é.
Pensem comigo. Uma mulher um pouco alem do peso...
Annunziata já reclamou:
- Por que “mulher”? Não pode ser homem?
- Claro que pode, mas vamos ver se vocês não me interrompem, por favor.
E Raimundinho passou para o principal:
- Uma mulher, um pouco alem do peso (é a versão feminina da minha invenção), de noite, no “intervalo” da televisão, vai até a cozinha, abre a geladeira e imediatamente uma voz: “ Olá gordinha. Você já jantou mais do que precisava. ” Uma gravação. Exato. Ativada com a abertura da porta.
Todo mundo riu, já aprovando. Mas Raimundinho não tinha completado sua narração.
- A mulher, provavelmente vai dar uma risadinha e volta a fazer o que a ocupava antes da tentativa de assalto à geladeira. Um tempinho depois, lá vai ela, outra vez. Desta vez a “fala” da geladeira é outra: “ Outra vez, gordinha? Você já olhou bem para seu espelho? Crie vergonha, enquanto é tempo! ” Desta vez a risadinha da mulher vai ser bem amarelinha, mas ela fecha a porta da geladeira? Desistiu? Minha invenção já funcionou?
Todo mundo mudo, olhando para ele e Raimundinho feliz prosseguiu:
- Estão achando interessante? Vamos continuar. Na terceira vez que a mulher vai abrir a porta, a geladeira será um pouco mais agressiva: “ Ora gordinha, já devia ter se mancado. Sabe o que suas amigas acham de você? ” E assim por diante. Depois de mais umas duas mensagens, recomeça de novo. Gostaram?
Todos gostaram e para festejar a idéia, nada melhor que a fala do Lírio, o garçom:
- Um achado. Se o Juca me permitir, vou oferecer a próxima rodada.
Vocês acham que eu tinha razão de apresentar a invenção do Raimundinho, com um pequeno suspense? Então me mandem um e-mail, ou uma carta ou qualquer manifestação, a favor ou contra o novo sistema para emagrecer do nosso e vosso grande amigo.